Monthly Archive for junho, 2009

Xanghai é o símbolo da nova China

Durante o final de semana o grupo que participa da curso de Tecnologias do Bambu para Países em Desenvolvimento foi conhecer a cidade de Xanghai, localizada a aproximadamente 180km de Hangzhou.

A cidade de 17 milhoés de habitantes  impressiona por sua riqueza, edifícios de arquitetura moderna, pontes e viadutos, rios e canais. A cidade está  em obras pois em 2010 vai ser a sede de importante evento mundial, a Expo Xanghai China 2010.É o centro financeiro e comercial da China. E, claro, achei bambu….

A cidade é chamada de  ‘A Paris do Oriente “ …..veja fotos.

Bambu na China

A cidade de Hangzhou, onde está localizado o Centro de Pesquisas de Bambu da China, é uma das cidades mais turísticas do país. O West Lake, um enorme lago cercado por parques e pela cidade de 7 milhoes de habitantes, é um dos pontos mais visitados do país. Milhares de pessoas visitam o parque nos finais de semana, e foi lá que estivemos em nosso primeiro dia livre. O paisagismo inclue várias espécies de bambu. Construçoes inteiramente de bambu enchem os olhos de quem admira essa planta de tantas aplicaçoes, que faz parte da historia da China há milhares de anos.

Acompanhe nossa visita ao West lake e mais….veja fotos do curso.

China, um mundo a parte.

Viajar pela China é uma experiencia única. Com seus 1,4 bilhoes de habitantes, mantem tradiçoes milenares enquanto lidera o crescimento economico mundial.

Um pais comunista liderando o mundo capitalista.Isso pode parecer um paradoxo, mas para o povo significa usufruir de melhores condiçoes de vida sem  abandonar suas raízes culturais.

Cada família pode ter apenas um filho,  milhoes de motos circulando no pais sáo elétricas, apenas 20 filmes ocidentais sáo permitidos nos cinemas chineses a cada ano. Sáo apenas algumas curiosidades que percebi nessa primeira semana de curso aqui em Hangzhou.

Veja fotos do curso.

Veja fotos da regiáo de Hangzhou.

Alunos de todo o mundo chegam para curso de bambu na China.

O governo da China promove o curso Bamboo Technologies for Developing Countries na cidade de Hangzhou, próxima a Shanghai. Os alunos, escolhidos no mundo inteiro por suas atividades ligadas ao mundo do bambu, continuam chegando.

Ainda estamos nos adaptando ao fuso horário (11horas a frente do nosso) a a comida. O curso começa amanha!!

Veja fotos da chegada.

BambuSC representa Brasil em curso na China

Marcos Marques, presidente da BambuSC, representará o Brasil no Curso de Tecnologia em Bambu que acontecerá de 16 de junho a 10 de agosto em Hangzhou, na China.
O curso é promovido pelo Ministério do Comércio Chinês e realizado pelo Centro Nacional Chines para Pesquisa em Bambu (CBCR, em sua sigla em inglês).
A China é conhecida como “Reino do Bambu” e não é somente um país com muitos recursos em bambu mas tem também acumulado uma rica experiência na pesquisa, exploração e produção desta gramínea.
Em 2007, o valor total da produção envolvendo o Bambu ultrapassou os 8.5 bilhões de dólares.
O CBCR foi criado em 1988 em Hangzhou, uma pitoresca cidade chinesa e uma das mais famosas e dinânicas na área do Bambu. E para disseminar suas tecnologias, o Centro já ministrou com grande sucesso 23 cursos/workshops, contando com mais de 820 participantes de 83 diferentes países.
Depois de ter sido convidado pelo CBCR e ter sua participação aprovada pelo Conselho Econômico e Comercial da Embaixada da China no Brasil, Marcos Marques, que preside a Associação Catarinense do Bambu desde 2006, parte para a China já no próximo dia 13.
Ao Marcos nosso votos de um bom curso e bons aprendizados em terras chinesas.  Por Ari Boehme / BambuSC