A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU, como promotora, e o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP, como organizador, convidam a todos arquitetos para participarem do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura de Novas Tipologias para Habitação de Interesse Social Sustentáveis – HIS Sustentáveis. Continue reading ‘Concurso Nacional de Arquitetura para Habitação de Interesse Social Sustentável.’
Monthly Archive for março, 2010
O Ministério Federal da Economia e Tecnologia, juntamente com o Ministério dos Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha e a Câmara Brasil-Alemanha, anunciam a chegada ao Brasil da exposição “Casa Alemã – a Casa Ecoeficiente”, em abril, no Parque Ibirapuera, São Paulo. Leia mais.
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) votou nesta terça-feira (16), projeto que cria a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu. A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES), e, após exame na CRA, foi enviada para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Continue reading ‘Senadores analisam criação de política para incentivar cultivo do bambu.’
O Projeto Bambu da Unesp de Bauru vai receber neste ano o apoio do banco Santander. O projeto foi selecionado pela instituição e contará com capacitação técnica e apoio financeiro de R$ 40 mil.
Os estudantes da Unesp que participam do projeto trabalham com as famílias do Assentamento Rural Horto de Aimorés. O objetivo é promover a sustentabilidade e o aumento da geração de renda local.
Para isso, são realizadas oficinas para a instrução e capacitação de alunos e agricultores interessados na confecção de mudas de bambu, formas de plantio e manejo e ainda o seu uso na cadeia produtiva e no processamento e desenvolvimento de produtos com bambu. Fonte: Rede Bom Dia
A carência habitacional no Brasil requer a busca contínua de métodos alternativos, mais baratos e com mais qualidade, aliada ainda à necessidade de se valorizar o ambiente familiar, tanto no aspecto social quanto no psicológico, para viabilizar a melhoria das condições de vida das camadas excluídas sócio-economicamente da sociedade.
Projetar e construir uma residência mais sustentável requer multidisciplinaridade, envolvendo os aspectos sociais, antropológicos, econômicos e ambientais. Sob esse ponto de vista, entende-se que a construção com terra, pela tradição de uso e vantagens ambientais, pode ser um poderoso agente propulsor desta visão. Leia mais.